sabato 2 maggio 2009

O meu Porto de A a Z

Stavo frugando nel mio pc cercando un documento e nemmeno a farlo apposta trovo questo file.. Era un compito che ci era stato dato al corso di portoghese in Erasmus: per ogni lettera dell'alfabeto dovevamo trovare una parola che avesse a che fare con Porto e che avesse per noi qualche significato. Rileggendolo mi è venuta un pò di saudade e ho deciso di postarlo.. Comunque dopodomani parto per il Portugal, ci sarà modo di matarla questa saudaaade!! :D


A: ARRÁBIDA - Ponte
A Ponte da Arrábida foi a segunda ponte entre o Porto e Vila Nova de Gaia a ser construída para a circulação rodoviária, sendo uma das seis pontes ainda existentes na cidade do Porto.
Da esta ponte pode-se admirar o espectáculo do pôr-do-sol no Oceano e toda a zona da Foz do Douro.

B: BACALHAU
Com nata, à Brás, à Braga, assado, em bolinhas.....em qualquer maneira seja cozinhado é irresistível e absolutamente português!!

C: CULTURA
Nem na minha cidade eu vi tantos eventos culturais como no Porto. Dão Fantasporto até a Feira do Livro, os eventos são sempre interessantes e atraem muitas pessoas. Importantes são também as muitas Galerias de Arte que nasceram nos últimos anos na Rua Miguel Bombarda e os vários outros Museus da cidade.

D: DRAGÃO - Estádio
O estádio do Dragão foi construído para substituir o velho estádio das Antas. Templo moderno daquela que é uma das maiores paixões dos portugueses, o futebol, e “casa” da maior equipa do Pais, o FC Porto.

E: ESPLANADAS
Que os portugueses adoram e onde passam as tardes, bebendo um café e falando sobre o jogo do domingo passado, até a noite!

F: FESTAS
Das Faculdades, ou Erasmus, na Universidade cada semana há pelo menos uma festa!! São óptimas ocasiões para divertir-se e descansar, e para conhecer novas pessoas e pôr em prova o meu português!!

G: GUARDA-CHUVA
O que é que nunca pode faltar na mala o na mochila de um português!? O guarda-chuva!!! Ainda se na manhã há o sol mais brilhante da estação, na tarde pode sempre começar a chover!!! Nunca direi nunca!!!

H: HABITAR
Com outras pessoas de diferente nacionalidade. Para mim é a primeira vez que vivo sozinha e que habito com pessoas de outros Países....
A convivência é com certeza engraçada e estimulante, mas as vezes também difícil e cansativa!!

I: IGREJAS
São muitas em todo Portugal (sobretudo em Braga!!) e únicas e inconfundíveis, fartas de ouro no interno, cheias de azulejos ao externo, no característico estilo arquitectónico português.

L: LENDA
A lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
Gosto das as porque combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são produtos da imaginação humana. A lenda portuguesa mais conhecida é a do Galo de Barcelos, que se tornou também o símbolo de Portugal.

J: JARDIM DE SERRALVES
O Parque de Serralves é um espaço verde muito grande que envolve o Museu de Arte Contemporânea (Fundação de Serralves), edifício projectado pelo arquitecto Álvaro Siza.
Gosto muito de ir lá para dar um passeio ou deitar-me na erva a apanhar sol, e para ver o Museu, que tem sempre novas exposições.

M: MADREDEUS
Os Madredeus são um grupo musical português. A sua música combina influências do fado e da música tradicional portuguesa com a música erudita e com a música popular contemporânea. O grupo é conhecido a nível mundial, e musicou também um filme sobre Lisboa, chamado Lisbon Story. As canções deles são as primeiras que conheci, e de que gostei, em língua portuguesa!


N: NATA
Em uma pastelaria em Portugal nunca falta qualquer doce com nata! O mais conhecido doce português com nata é o Pastel de Nata ou Pastel de Belém, inventado em 1800 pelos clérigos do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, e ainda hoje feitos com a mesma receita, que é conhecida só pelos mestres pasteleiros!

O: OCEÂNO
O Oceano Atlântico é o oceano que separa a Europa da África e da América. Foi o ponto de partida dos Conquistadores verso as descobertas dos séculos passados...
A suas praias, especialmente no Algarve, são meta de ferias para muitas pessoas, portuguesas e não. Eu também fui nas ferias ali, no passado Verão, e gostei imenso das praias infinitas e a cor azul do Oceano!

P: PIOLHO
O lugar de encontro mais conhecido pelos estudantes, mas não só...As vezes pode-se encontrar também professores...E o nome deriva mesmo da esta mistura de pessoas!
Eu costumo passar muitas das minhas noites no Porto ao Piolho, bebendo una cerveja e falando com os amigos...É quase a minha segunda casa!
Quando voltar em Roma, com certeza vou sentir falta do Piolho, da sua esplanada, do barulho e do empregado Luís!!!

Q: QUEIMA DAS FITAS
A "Queima das Fitas" tem as suas origens nas celebrações que se faziam quando ao final dos cursos, quando os Finalistas queimavam as fitas deles numa fogueira. Normalmente no Porto é nos primeiros dias de Maio, um mês antes dos exames de Junho e Julho, e é uma boa ocasião para festejar o fim do ano académico e fazer barulho até tarde!!!
Eu nem imaginava a existência de uma festa tão grande!! Fui ao Queimodromo 3 noites durante a semana e diverti-me imenso!!

R: RUA CÂNDIDO DOS REIS
A Rua de Cândido dos Reis é uma pequena rua nas freguesias de Vitória da cidade do Porto, junto à Igreja dos Clérigos, mesmo no centro da cidade!! Exactamente é a rua onde fica a minha casa portuense!

S: SUPER BOCK
Super Bock é uma marca de cerveja portuguesa. Actualmente é a primeira no mercado cervejeiro em Portugal, ultrapassando também a grande concorrente "Sagres”. Eu não gostava de cerveja quando cheguei aqui no Porto....Mas há quando experimentei a Super Bock Green...não bebo outro!!

T: TUNAS
A Tuna Académica, é um conjunto constituído por estudantes da Universidade que compõem e tocam música semelhante com o fado e música popular e que usualmente vestem o traje académico. Eu tenho um amigo que toca na Tuna Académica da Faculdade de Engenharia e fui com ele a uma festa organizada pela Tuna Feminina da Universidade do Minho, onde estavam também tunas e estudantes de Aveiro e Braga.

U: UNIVERSIDADE
A Universidade do Porto é uma instituição de ensino superior fundada em 1911 e é actualmente a maior universidade portuguesa com 14 Faculdades. As Faculdades da Universidade do Porto estão localizadas por toda a cidade em três pólos e acolhem quase 30'000 estudantes.
Acho que a Universidade do Porto é muito bem organizada e acolhedora...o contrario da minha Universidade em Roma, onde a ignorância e a desorganização são incríveis!!!

V: VILA NOVA DE GAIA
Vila Nova de Gaia é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, localizada na margem esquerda da foz do rio Douro, em frente a cidade do Porto. Conhecida pela maioria das pessoas pelas Caves do Vinho do Porto, o famoso vinho produzido exclusivamente com uvas provenientes da região do Douro.
Mas além disso dao Cais de Gaia pode-se admirar uma maravilhosa vista do Porto e a sua zona costeira é uma das mais bonitas e conhecida pelos turistas.


Z: ZONA DA FOZ
O passeio marítimo, salpicado de esplanadas, bares e jardins à beira-mar fazem desta zona, onde o Rio encontra o Oceano, uma da mais bonitas e adorada pelos portuenses. Eu gosto imenso de ir dar passeios nesta zona, e chegar à Ponte de Arrábida à hora do pôr-do-sol para subir e admirá-lo da cima dela.

0 comentario(s):